Entenda O Que É Um Calendário Financeiro

 Montar um calendário financeiro para a sua empresa é fundamental se você quer manter um bom controle dos valores que entram e que saem. É uma estratégia crucial para ter saúde com as finanças, e manter a empresa em pleno funcionamento.

As obrigações financeiras de uma empresa compõem um papel importantíssimo para o sucesso do negócio. O descontrole é o motivo principal para que muitos empreendedores acabem fechando suas empresas.

A criação do calendário financeiro ajuda a enxergar com maior clareza situação financeira e a movimentação da empresa. Isso ajuda tanto a manter a organização quanto a prever decisões mais assertivas.

Entenda O Que É Um Calendário Financeiro

Principais Benefícios Do Calendário Financeiro

Entender os principais benefícios do calendário financeiro é fundamental. Um calendário financeiro deixará claro quais são as datas de pagamentos e as datas de recebimentos mais importantes do mês.

·         Evite multas por atraso:

Com um calendário financeiro alimentado diariamente você terá um controle muito mais assíduo de todos os valores que entram e que saem. É muito mais fácil manter as contas em dia, e também evitar as multas e encargos por atraso de pagamento.

·         Identifique os clientes inadimplentes:

Você poderá ainda identificar e cobrar com antecedência os clientes inadimplentes, evitando que essas dívidas se tornem um problema. O calendário financeiro, quando bem estruturado, permite que você tenha muito mais controle sobre isso.

·         Saiba o melhor dia para fazer dívidas:

Antes de contrair uma dívida você saberá exatamente qual é o dia do mês mais indicado para isso. O calendário permite que você enxergue com clareza quais são os períodos do mês em que sua empresa recebe mais dinheiro e as datas em que você tem mais contas a pagar.

Como Montar Um Calendário Financeiro Eficiente?

Montar o seu calendário não é uma missão complicada. Você pode fazer isso através de planilhas no Excel, Power BI ou qualquer outra ferramenta que permita organizar dados e inserir informações com facilidade.

Para começar, então, você deve organizar as contas a pagar e as contas a receber. Distribua no seu calendário, os vencimentos e as datas de recebimento.

Com isso você terá uma visão mais clara e mais ampla a respeito do fluxo de dinheiro dentro de sua empresa.

·         Como o calendário financeiro ajuda nas tomadas de decisões?

Tomar decisões dentro de uma empresa requer muita cautela. Pequenas escolhas podem causar verdadeiros rombos nas contas se tudo não for pensado com cuidado.

Uma das coisas que o calendário financeiro faz por você é justamente entregar com precisão e clareza as datas em que a sua empresa tem mais dinheiro e menos dinheiro no decorrer de um mês.

Assim fica muito mais fácil tomar decisões. Basta olhar para o calendário para entender melhor quais são os dias críticos, aqueles em que você tem os maiores gastos, e quais são os dias mais tranquilos, quando o dinheiro costuma entrar.

Assim, antes de fechar um negócio, iniciar uma ação ou contratar profissionais você saberá exatamente qual é o dia mais indicado para isso, aquele que não causará impactos negativos em suas finanças.

Entenda O Que É Um Calendário Financeiro

Calendário Físico X Calendário Virtual

Se você é um empresário “das antigas” talvez já tenha até o hábito de fazer anotações naquele calendário de parede, ou naquele que fica sobre a sua mesa.

As anotações são sempre bem-vindas, pois permitem que você tenha acesso às informações mesmo quando o computador não está por perto.

No entanto, o calendário financeiro automatizado pode ser mais organizado, prático e confiável. Então, conte com um software ou um aplicativo que lhe ajude a resolver isso.

Faça da tecnologia a sua grande aliada para criar um calendário financeiro que seja eficiente, e que realmente ajude na organização das contas empresariais.